Gajas ao Poder

Sunday, February 11, 2007

Tempo

O tempo é o que queremos fazer com ele.
Há muita gente que me diz "não sei como consegues ter tempo para tanta coisa... Dois empregos (agora são três), três filhos, dois cães, sem empregada, ..."
Tenho de vos participar uma coisa: o tempo é elástico.
Depende de como o usamos, ou de como dele prescindimos.

Regra nº 1: Atender primeiro ao importante e deixar o urgente para depois.
Às vezes queremos fazer tudo a tempo e horas e não chegamos a conseguir, enquanto deixamos para trás as coisas que são verdadeiramente imprtantes e a que não conseguimos deitar mão porque não tivemos tempo, estávamos demasiado ocupados com as coisas urgentes. A verdade é que as urgentes, se não forem feitas por nós, serão feitas por outrém; as importantes, se lhes não deitarmos mão, ninguém deitará.

Regra nº 2: Gozar o tempo de que verdadeiramente dispomos.
Quando fazemos as coisas com empenhamento, com seriedade, com coragem, elas saem-nos bem. Mesmo que o resultado não seja propriamente aquele que esperávamos. Se soubermos fruir do tempo que vai passando, não ficamos acabrunhados quando ele chega ao fim. Porque o gozámos. Porque tirámos partido dele. Porque ele nos pertenceu.

Regra nº 3: Nunca chorar sobre o leite derramado.
Amanhã é outro dia. Podemos sempre recomeçar. Aprendemos alguma coisa (espero!) com as asneiras que fizemos. E isso é uma coisa boa a tirar das coisas más. Entrar em parafuso porque não sabemos o que fazer é contraproducente: Gastamos-nos a andar em círculos, aí é que o tempo que passou não nos trouxe nenhuma mais-valia. E ainda continuamos a ter tudo por resolver.

Regra nº 4: Confiar no tempo.
E em nós. E naqueles que nos rodeiam. E nas coisas lindas de morrer que nos cercam. E nas lições que vamos aprendendo. E etc e tal. Porque as flores dão fruto. E semente. E as sementes germinam. E o ciclo recomeça. Mesmo sem nós. E só funcionarão de facto quando funcionarem sozinhas, já sem nós.

É por isso que a vida é tão bonita, e é por isso que a morte é tão bonita. Porque se completam, porque constituem um círculo perfeito, porque quando se fecha o círculo dá-se espaço a novas vidas.

3 Comments:

At 9:03 AM, Blogger Anita said...

fico feliz por poder aprender isto contigo a cada dia que passa, no tempo em que gasto contigo porque quero gastar...e tenho todos os dias, dia após dia, a certeza de que foi a melhor maneira de gastar o meu tempo!

adoro gastar o teu tempo como meu!
beijinhos...

 
At 11:39 AM, Blogger mac said...

Digam lá se não vale a pena ter uma filha, nem que mais não seja para ter declarações como esta?...

 
At 8:50 AM, Blogger Boop said...

Que declarações de amor...
;)

 

Post a Comment

<< Home